Imprinting e filhotes: é saudável retirar o filhote do bando antes dos 3 meses?

Você já ouviu falar sobre imprinting? 

Konrad Lorenz, zoólogo, etólogo e ornitólogo austríaco, especialista em comportamento animal, estudou esse processo em várias espécies de animais, e descobriu que a fase de socialização na maioria delas ocorre em um período muito curto, que é chamado de período crítico, ou imprinting.

Konrad Lorenz, Photo Pinterest

Na espécie humana, o imprinting ocorre durante a primeira infância. Nos cães, entre o primeiro e o quarto mês.

Os cães apreendem informações extremamente importantes que irão ditar a sua personalidade, quando estão com sua família, mães e irmãos.

Questões como socialização com outros da sua espécie, limites que são trazidos nessas interações e brincadeiras entre os outros membros da família, mãe e irmãos, parceria com outros cães, respeito à hierarquia, em atitudes como latidos excessivos, perturbação do sono dos outros, desafio de autoridade dos cães mais velhos,

É nesta fase que os filhotes se utilizam de brincadeiras para testar os outros da matilha, e também recursos como latidos, mordidas, rosnados, e outras formas de “manipulação emocional”, para conhecer os membros que fazem parte da sua família.

A mãe e os cães adultos ensinam limites aos filhotes, com correções e sinalizações de que o comportamento não é adequado ou aceitável no bando.

Quando o filhote é retirado da matilha antes dos 3 meses, perde a oportunidade destes importantes aprendizados, e pode desenvolver questões comportamentais difíceis de lidar ou tratar, e muitas delas irreversíveis. 

Imprinting

Photo by Isabela Kronemberger, Unsplash



JAMAIS adquira um filhote de canis que os entregam antes dos 3 meses. Não há razão para isso acontecer, a não ser pelo fato de que o canil deseja economizar, “se livrando” logo dos filhotes, e isso já lhe mostrará ser um local que trata os cães como produtos comerciais, sem amor, conhecimento e respeito aos aspectos essenciais para a qualidade de vida deles.

Você conhece alguém que pretende comprar ou adotar um filhote? Compartilha esse artigo por gentileza!

Me conta aqui nos comentários se você tinha conhecimento sobre a fase de imprinting, e com qual idade você adquiriu o seu filho de quatro patas.

Qualquer dúvida estou à disposição! 

Leia também: Tudo sobre castração

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments