O que é Reiki? Como ele pode ajudar humanos e animais?

Cãozinho fazendo Reiki no amigo

Reiki é uma terapia natural e segura de imposição de mãos que promove reequilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, podendo alcançar curas e acelerar processos de tratamento.

“REI” é um tipo de energia primordial. Segundo a física moderna, é de onde os átomos (matéria) se originam, isto é, ela é anterior à formação da energia polarizada e aglutinada, a dos átomos.

“Ki” é a energia vital, a força vital, que flui de todos os seres vivos.

A energia “REI” equilibra a energia “KI”, daí o nome REIKI.

“Reiki” é uma palavra originada no idioma japonês dividida em dois kanjis, “REI” e “KI”. Por isso, o significado de Reiki é compreendido explicando separadamente cada uma delas.

De onde vem a técnica do Reiki?

É um sistema de cura muito antigo, e que foi resgatado pelo japonês Dr. Mikao Usui na metade do século XIX, o responsável pela propagação da técnica pelo mundo.

Dr. Mikao Usui redescobriu na Índia em sutras sagrados, antigos textos escritos em sânscrito, fórmulas para captar e transmitir essa energia através das mãos.

Esses símbolos quando ativados, captam a Energia Pura Universal, o Rei(ki).

Em diversas culturas e religiões o tratamento de imposição de mãos é utilizado para cura e tratamento energético e espiritual, e também por isso sabemos que esta prática existe há milênios.

Reiki é religião?

Aplicação de Reiki

Embora seja uma ferramenta de cura energética, o Reiki não está atrelado a nenhuma crença religiosa.

É uma técnica comprovada cientificamente, e reconhecida internacionalmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como terapia complementar e integrativa.

A técnica do Reiki também é reconhecida profissionalmente, e faz parte das PICS (Práticas Integrativas e Complementares).

Além disso, é utilizada tanto em hospitais particulares como na rede pública de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde), onde profissionais reikianos atendem pacientes que estão em tratamento para diversos tipos de doenças, onde o Reiki auxilia na aceleração do processo e na cura.

Por ser uma terapia sem contra-indicações e sem efeitos colaterais, é completamente segura para ser aplicada em pessoas de qualquer idade e também nos animais.

Como funciona o tratamento com o Reiki?

Durante a sessão, a pessoa que irá receber o tratamento deve se colocar em uma posição confortável, deitada ou sentada, relaxada, tranquila e em silêncio.

No caso de animais, é importante que ele esteja em um local calmo, silencioso e se possível parado, tranquilo, ou quieto, dormindo.

Então, o terapeuta reikiano vai se concentrar e intencionar o envio dessa Energia Vital Universal para o corpo do indivíduo que irá receber, e o Reiki pode ser focado em regiões específicas, conforme as suas necessidades.

Como faço para aplicar ou receber o Reiki?

Aplicação Reiki chacra frontal

O Reiki deve ser aplicado por um terapeuta iniciado na técnica. Na iniciação que é feita por um Mestre em Reiki, é realizada a abertura dos canais de energia da pessoa que está sendo iniciada.

Esses canais de energia são conhecidos como chacras, e eles são os responsáveis por levar a energia de força vital para todas as estruturas do nosso corpo, sistemas e órgãos, através das glândulas endócrinas.

Aproveita e clica aqui para ler o post seguinte, onde explico detalhadamente sobre os chacras.

Durante a iniciação, o principal canal energético conhecido como Sushuma e que está na coluna, recebe um grande aporte energético, e dessa forma ocorre um alinhamento energético de todos os chacras da pessoa, reequilibrando a energia daquele que se tornará reikiano dentro dos 21 dias após esse processo iniciático.

Como faço para aplicar Reiki no meu pet?

Caso você não seja iniciado na técnica, é necessário procurar um terapeuta reikiano de confiança, que seja formado por um Mestre em Reiki.

Além de terapeuta, também sou Mestre e dou cursos e iniciação para quem deseja se tornar um terapeuta multiespécies, que possa atender tanto pessoas como animais.

Preencha o formulário neste link para colocar o seu nome na lista de espera do próximo curso, onde ensinarei detalhadamente sobre a técnica do Reiki, como aplicar em diferentes espécies e se tornar um profissional remunerado, podendo atender outras pessoas e animais.

Eu e o meu pet precisamos estar presentes para receber o Reiki?

Reiki

Os animais também podem se beneficiar do Reiki

Caso o terapeuta seja iniciado no 2º nível de Reiki, já poderá aplicar e enviar Reiki à distância, de qualquer lugar do mundo.

Considerando que esse sistema de cura utiliza a Energia Pura Universal, que está em toda a parte, o reikiano que é um canal que vai servir de transmissor dessa energia pode lhe atender on line ou presencial, como você preferir.

A eficácia do tratamento é a mesma, vai depender mesmo da localização geográfica e da escolha da pessoa que será atendida.

Alguns estudos científicos comprovando a eficácia do Reiki

A intervenção com o Reiki reduziu a freqüência cardíaca média (9 batimentos / minuto), pressão arterial sistólica (10 mmHg), pressão arterial diastólica (mmHg -4), e respiração (respirações -3 / minuto). A ansiedade e a dor são reduzidos em terapia Reiki em pacientes submetidos à colonoscopia, e (3) dor medicação adicional intraprocedure pode não ser necessário para pacientes que recebem terapia Reiki colonoscopia. Hulse RS;  Stuart-Shor EM;  Russo J., 2010.

Conclui-se que uma sessão de Reiki de 30 minutos pode melhorar de forma imediata a resposta de IgAs (imunoglobulina A salivar ) e da pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de Burnout. Lourdes DíazRodríguez; Manuel ArroyoMorales; Irene CantareroVillanueva; Carolina Férnandez-Lao;  Marie Polley César;Fernández-de-las-Peñas, 2010.

A terapia Reiki foi estatisticamente significativa no aumento do conforto e bem estar de pacientes pós terapia, Reiki foi estatisticamente comprovado. Os pacientes no grupo de tratamento padrão experimentaram mudanças no conforto e bem-estar durante a sua sessão de recebimento do Reiki. Catlin A;  Taylor-Ford RL, 2011.

Os significados e as experiências com a terapia Reiki são plurais, mas convergem na compreensão dessa prática como produtora de saúde, bem-estar e qualidade de vida, por meio do cuidado centrado no ser humano integral. Dulce Barbosa e Andrea Bernardes, 2021.

Há milhares de estudos sobre as maravilhas que o Reiki proporciona, e eu poderia passar o dia todo aqui citando essas benesses para você.

Venha participar da próxima turma de iniciação em Reiki níveis 1 e 2, clique aqui para saber mais!

Qualquer dúvida estou à disposição!

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments