Posso tosar o meu cachorro de pelo longo?

Antes de adquirir cachorro de raça, busque o máximo de informações que puder sobre as peculiaridades dela. 

Cães com pêlos longos necessitam de muitos cuidados e gastos, que envolvem comprar produtos diversos para cuidar dos pêlos, escovações diárias, banhos e tosas no pet shop e com ESPECIALISTAS na raça em questão, pois cada uma delas possui um tipo de pelagem e cuidados específicos. 

Está muuuuuito calor, e esses cães, que são nativos de países frios, sofrem demais em um clima “tropical” como o nosso. 

É possível sim, tosar o seu doguinho para diminuir a quantidade de pêlos, pelo menos para amenizar um pouco do calor que ele sente. 

É nítida a alegria que vejo nos cães quando eles são tosados! Ficam mais leves, sem aquele casaco de pêlos quente e pesado ao redor do seu corpinho. 

Entretanto, a indicação de especialistas na área é que a tosa de cães de pêlos longos seja realizada sempre na TESOURA! 

Jamais passe a máquina de tosa, a não ser em casos de doenças ou na necessidade de realizar exames com indicação veterinária. 

Isso porquê esses cães possuem uma subpelagem, que fica abaixo da pelagem que nós conseguimos enxergar, e se tosar com a máquina, essa subpelagem pode ser removida e nunca mais crescer em alguns pontos, trazendo falhas estéticas, e pior, causar doenças dermatológicas no cão. 

A subpelagem protege a pele dos cães, e também serve como isolante térmico, para isolar tanto no calor quanto no frio. 

E é aqui que mora a confusão que os humanos têm sobre tosar ou não seus cães. Muitos profissionais indicam que não sejam tosados, argumentando que isso fará mal ao cão pois essa subpelagem será removida… 

Significado de sub = inferior, que se encontra abaixo de. 

Logo, contrate um ESPECIALISTA, com experiência em TOSA TRIMMING, que significa (no Brasil) tosa padrão da raça. 

Especialistas também ressaltam a importância de iniciar a tosa após 1 ano de idade. 

Qualquer dúvida estou à disposição! 

Flávia Campos

Terapeuta multiespécies e adestradora desde 2008, formada em Gestão Ambiental, pós em Naturopatia, estudante de Psicologia 6º semestre

Leia também: Medicina Integrativa é Medicina?

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments