Cachorro precisa usar roupa no frio ou no Inverno?

Dacshund com frio

O fenômeno do Solstício de Inverno inicia hoje aqui no Hemisfério Sul, e marca o início da estação com a noite mais longa do ano, e uma das mais frias.

O frio já chegou há alguns dias com a passagem do ciclone extratropical no sul do país, o que fez a temperatura despencar em muitas cidades.

E as pessoas já começam a perguntar: preciso colocar roupa no meu cachorro? Meu cachorro sente frio?

Então vamos esclarecer essa que é uma dúvida importante dos tutores de cães.

Leve em consideração a idade do seu pet

 Se você tem um filhotinho, um cachorro já idoso ou com a saúde debilitada, é importante mantê-lo aquecido.

Isso porque a imunidade dele, que é a capacidade que os mecanismos de defesa do seu organismo possuem em lidar com agentes patogênicos, as doenças, é menor que a de um cão jovem e saudável, e no frio ele fica mais vulnerável e frágil à resfriados e problemas respiratórios.

Cachorros dentro desse perfil precisam de proteção e aquecimento extra em climas mais gelados.

Diferenças entre as raças

Husky Siberiano

Cães que possuem pelos grossos, densos e longos possuem proteção natural contra o inverno, mesmo porque foram raças desenvolvidas em países de clima frio.

Exemplos: Samoieda, Husky Siberiano e variações, Chow Chow, Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia, Lhasa Apso, Shi Tzu, Akita, Pequinês, Collie, Golden Retriever, Setter, Cocker Spaniel, Cavalier King Charles Spaniel, Bernesse Mountain Dog, São Bernardo, Terra Nova, Pastor Alemão, Pastor Belga, Border Collie, Welsh Corgi, Pastor de Shetland, Maltês, Bichon Frisè, entre outras.

Cães de pelo curto, cães tosados, e raças que não possuem subpelagem ficam desprotegidos, e tendem a sentir mais frio que os cães de pelo denso.

Exemplos: Yorshire Terrier, Biewer, Pug, Bulldogues, Boston Terrier, Chiuaua, Pinsher, Galgos e suas variações como o Whippet, Fox Paulistinha, Jack Russel Terrier, Pit bulls e suas variações, Dálmata, Vizsla, Weimaraner, Schnauzer, entre outras.

Como identificar um cachorro com frio?

Embora as dicas que vou trazer aqui possam te mostrar que o seu cachorro está com frio, é importante ficar atento para identificar outras causas para estes sintomas.

Se o clima estiver gelado, e mesmo após aquecer o seu doguinho ele continue a apresentar os sintomas, busque a ajuda de um médico veterinário.

Os principais indícios de que um cachorro está com frio são: tremores, orelhas geladas, patinhas geladas, e o animal estar muito encolhido.

No caso de focinhos gelados fique tranquilo, pois os cães possuem os focinhos mais úmidos e gelados. Caso o focinho esteja quente, observe e busque a ajuda de um médico veterinário.

Como acostumar o doguinho a usar roupa?

inverno

Cachorro de roupa

No início compre roupas usadas em brechó e bazar de igrejas e centros espíritas, pois a maioria dos cães tenta tirar e rasgam as roupas.

Compre macacão, blusinhas e camisetinhas de bebê, e peças que caibam no seu pet. Você também pode fazer roupas pets com cortes de blusas velhas e meias.

Trago dezenas de dicas de como fabricar roupas e outros itens indispensáveis aos pets no livro digital “Como economizar com o seu cachorro”.

Outra dica é colocar a roupa e sair para passear em seguida, para ele mudar o foco e não parar para destruir a roupa que você acabou de colocar nele.

Quais tipos de roupas não devem ser usadas em pets?

Além de avaliar a raça e a necessidade do seu cachorro usar roupas no frio, você também precisa saber se ele é um cão atópico, ou seja, com tendências a ter algum problema de pele.

Roupas de lã e de tecido sintético devem ser evitadas, pois podem causar alergia nos dogs.

Cachecol é um item dispensável, pois o cachorro pode se enroscar e se enforcar nele.

Não vista seu cão com peças que tenham zíper ou botões que ele possa arrancar e engolir.

Posso colocar sapatos no meu cachorro?

Caso você more em um lugar que tenha neve, os sapatos são indicados, pois ela queima os coxins de raças de cães que não foram desenvolvidos para viver sob a neve.

Também já atendi clientes que usavam sapatos em seus cães para proteger as patas de produtos tóxicos que são usados para limpar as calçadas.

Por exemplo, aqui em São Paulo há bairros que são bastante verticalizados, e os prédios usam produtos químicos fortíssimos para limpar as portarias, e esses produtos causam diversos problemas aos cães que pisam neles.

Se você precisar usar sapatos em seu cachorro, seja por causa da neve ou como no caso acima citado, onde os próprios veterinários indicam o uso, acostume aos poucos reforçando positivamente com petiscos ou brincadeiras, até que o cachorro consiga caminhar com os sapatos sem se sentir incomodado.

O que fazer se o meu cachorro que tem pelo curto gostar do frio?

Cão sem raça definida no frio

Saiba que assim como nós os cães têm personalidades e constituições físicas diferenciadas, sendo uns mais calorentos que outros.

Até você ter certeza de que o seu cachorro está seguro e confortável com o frio, faça testes: tente deixá-lo de roupa e observe o comportamento dele.

Se o cachorro começar a arfar, e deitar a barriga no chão para esfriar o corpo, ele provavelmente está sentindo calor. Tire a roupa e tente colocar em outro momento, e observe a reação dele outra vez.

Portanto, não insista em colocar roupa em um cachorro que seja mais calorento, porque ele vai tentar tirar, rasgar ou vai ficar desconfortável e se sentir mal.

Outros cuidados com os cães durante o inverno

Prepare um cantinho confortável e quentinho para ele, que pode ser uma caminha, casinha ou caixa de transporte.

No livro digital “Como economizar com o seu cachorro” trago dezenas de modelos de casinhas, caminhas e tocas que você pode fazer em casa para abrigar o seu cachorro de forma segura e muito confortável.

Assista também ao vídeo Como cuidar do seu cachorro no frio ou no inverno, para aprender mais sobre o assunto.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments