Como escolher uma creche onde deixar o meu cachorro?

Cães no day care – Fonte IStock

Com os pets ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros, aumenta a demanda por lugares onde deixá-los quando as pessoas vão trabalhar, pra não ficarem o dia todo sozinhos e não sofram da síndrome da ansiedade de separação.

Dessa forma a creche para cães ou day care canino se torna um serviço indispensável, e vamos esmiuçar as vantagens de deixar o seu cachorro em um jardim de infância para cães!

Por que cães não podem ficar sozinhos em casa?

Assim como a maioria de outros canídeos, cães são animais de bando, caminham em grupo, estão sempre em busca de parcerias para ajudar a encontrar comida, abrigo e também para acasalar e gerar descendentes para a procriação da espécie.

Manter um cachorro só o dia todo vai contra a natureza do animal, e essa é uma das razões pelas quais eles passam a aprontar dentro de casa.

Além de ser um grande motivo de sofrimento, através do sentimento de abandono.

Quais as soluções para não deixar o cachorro sozinho em casa?

Cão sozinho – Fonte: UnsplashUHR4

Além da creche para cães, você pode levá-lo para passear várias vezes ao dia, por um tempo suficiente para que ele fique cansado, de forma que esgote a sua energia física.

Mais uma forma de oferecer qualidade de vida ao seu cão é adotar outro cachorro que lhe faça companhia.

Este novo cão deve ter por volta da mesma idade e o mesmo nível de energia, assim eles podem brincar juntos e suprir essa necessidade de companhia que os cães tem.

Entretanto, caso você não possua esse tempo de caminhar com o cãozinho por diversos momentos do dia, e não tenha a intenção de adotar outro companheiro de quatro patas, a creche para cães se torna a sua melhor opção.

O que é um day care canino?

É um local onde o cachorro poderá passar um dia inteiro, ou um período junto com outros animais, realizando atividades diversas que visam gastar a sua energia e também oferecer estímulos cognitivos para aumentar a sua inteligência canina.

Geralmente possuem grandes quintais e espaços amplos onde o cachorro poderá correr e expressar a sua natureza, além de vivenciar uma experiência em matilha ou bando junto com outros cães.

Há cada vez mais opções devido à grande procura. Se você deseja trabalhar nesta área, recomendo o Curso de Formação em Creche para Cães, onde você aprende tudo o que precisa para abrir uma creche de sucesso!

O que avaliar na hora de escolher uma creche para o seu doguinho?

Com o cachorro – Fonte: Unsplash

Assim como qualquer outro serviço, faz-se necessário avaliar em detalhes quantos estabelecimentos você puder, para ter um leque de opções diversas na hora de fazer a sua escolha.

Veja a seguir o que é preciso verificar quando você estiver pesquisando um local para o seu cachorro passar o dia.

Segurança

Observe atentamente se o local possui muros e portões altos, de forma que previna fugas.

Cães são muito hábeis, e podem escalar facilmente muros e cercas baixo ou que possuam protuberâncias que sirvam como degraus.

Também é de extrema importância que a entrada e saída possua mais de 01 porta ou portões, de forma que os cães não tenham fácil acesso para a rua na entrega e retirada dos animais.

Limpeza

Quando você entra no espaço, sente o odor de urina e fezes, odor neutro ou de produtos de limpeza próprio para canis?

Imagina que o seu cachorro vai passar o dia todo neste ambiente, deitando no chão e rolando com outros cães, e caso o local seja sujo, ele precisará tomar muitos banhos ou irá fedido para casa.

Muitas raças não podem se molhar ou tomar banhos com frequência, pois podem prejudicar a pelagem ou trazer problemas de pele.

Nichos atendidos

Significa o tamanho dos cães que são aceitos no espaço. Caso o seu cachorro seja de porte pequeno, busque locais que separam os cães por tamanho, mantendo-os em ambientes diferentes.

A prevenção de acidentes começa em separar os cães por nicho, pois animais de grande porte podem machucar os pequenos em uma simples brincadeira de correr, por exemplo.

Além disso, podem acontecer brigas e nestas situações os pequeninos ficam em extrema desvantagem.

Espaço

A propriedade possui bastante espaço para os pets correrem?

Ou eles acabam ficando confinados em espaços muitas vezes menores do que o seu próprio apartamento ou quintal?

Quanto menor o espaço onde os cães ficam, maior a chance de atrito, irritação e brigas. Cães possuem personalidades diferentes, e também graus de energia.

Alguns gostam de passar mais tempo deitados, quietos, relaxando ou descansando. Outros são mais agitados e precisam correr mais.

Quantidade de funcionários

Pergunte quantas pessoas ficarão cuidando dos cães no pátio, quantos recreacionistas ou monitores há para cada 10 ou 15 cães.

Esse é um número que dá uma boa margem de segurança em caso de imprevistos.

É de extrema importância que os animais nunca fiquem sozinhos, pois isso pode gerar acidentes graves.

Veterinário responsável ou próximo da creche

Não é obrigatório que o estabelecimento possua um médico veterinário no local, apesar de necessitar de um veterinário técnico responsável que frequente o espaço pelo menos 06 horas durante a semana.

Caso o profissional não possua clínica no espaço, verifique se há outras clínicas ou hospitais veterinários nas redondezas, por perto, para o caso de ocorrerem emergências.

Atividades oferecidas

Deixar o cachorro na creche apenas para ele estar na presença de outros cães não será suficiente para o gasto energético dele, tampouco para estimular a sua cognição e inteligência.

Pergunte o que é ofertado no local, como funciona a rotina, o que fazem para que os animais gastem energia física e mental, e também se há momentos para o descanso e relaxamento.

Cães de qualquer idade podem frequentar?

creche

Cães na creche – Fonte Shutterstock

Depende da raça, do nível de energia e saúde do seu pet.

Teoricamente, a terceira idade canina chega por volta dos 8 anos.

Entretanto, há cães com 10 anos que parecem filhotes, estão com a saúde em dia e possuem muita energia para queimar.

Minha sugestão é que você converse com o veterinário para analisar se o seu cachorro pode frequentar um day care, e se isso seria benéfico para ele.

Posso deixar meu cachorro todos os dias na creche?

Não é recomendado. O animal também precisa aprender a ficar em casa, e ter atividades com a sua família.

Quando você deixa um cachorro em um day care comprometido em cansá-lo de verdade, o animal tende a ficar tranquilo no dia seguinte à creche, recuperando as energias para ir no dia seguinte.

Então se você tem um cão muito agitado, busque intercalar os dias de creche para ele cansar e também se recuperar, aproveitando essa pausa também para aprender a ficar bem quando estiver sozinho em casa.

Me conta aqui embaixo, o seu cachorro frequenta creche para cães?

E se você já tem um day care ou sonha em abrir um, acesse o Curso de Formação em Creche para Cães, onde você terá aprendizados preciosos para abrir uma creche ou melhorar ainda mais o seu negócio!

Qualquer dúvida estou à disposição nos ícones disponíveis ao final desta página.

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments