O que são zoomies ou ataques de euforia em cães?

Daschs em zoomie – Unsplash

Embora seja bem esquisito e pareça que o cachorro ficou doidão, esse comportamento, chamado de zoomies, e que eu apelidei carinhosamente de “explosão de alegria” é natural, desde que não esteja acontecendo frequentemente.

Você está em casa com o seu cachorro, e de repente ele começa a correr loucamente, pulando sofás, passando por debaixo das cadeiras e mesas, batendo e derrubando tudo, e você pensa que ele ficou maluco! Isso já lhe aconteceu antes?

O que são zoomies?

Poodle em zoomie – Unsplash

Também chamados de períodos frenéticos de atividade aleatória, ou a sigla FRAP (Frenetic Random Activity Period) em tradução livre do inglês.

Esses ataques de euforia costumam acontecer com maior frequência em filhotes ou em cães jovens, e tem como objetivo liberar o excesso de energia acumulado, como uma liberação compensatória de energia e de estresse.

Como identificar se o meu cachorro está tendo um ataque de euforia?

Quando o doguinho começa a correr muito rápido, em círculos pelo local, em posição rebaixada, geralmente com as pernas traseiras flexionadas e o rabo entre elas, saltando ou passando por baixo de obstáculos (móveis, pessoas, objetos) ele está tendo uma explosão de energia.

A princípio, podem ocorrer também quando o animal está muito feliz, como na chegada a algum lugar que ele ama, ou ao chegar em casa, ou também com a excitação pela chegada de visitas.

Além disso, alguns animais começam a correr loucamente após fazer as necessidades, principalmente após defecar. Chamo isso de “momento activia”, que é um probiótico auxiliar das mulheres para que consigam ir ao banheiro… rsrss

Quando devo me preocupar com isso?

Cachorro estudando – Pixabay

Qualquer comportamento que o animal esteja repetindo muito o ato de FRAP, de forma compulsiva, deve ser avaliado, se necessário contando com a ajuda de um profissional especialista em comportamento animal. Estou à disposição para consultas presenciais e on line!

Contudo, caso o seu cão esteja apresentando os ataques de euforia com muita frequência, isso pode sinalizar que mudanças precisam ser realizadas na rotina, já que o zoomie demonstra acúmulo de energia.

O que preciso avaliar na rotina para ajudar o meu cachorro?

Caso o cão estiver apresentando esses episódios de atividade frenética com muita frequência, pode ser um sinal de que não está gastando energia como deveria.

Afinal, algumas atividades devem ser inseridas ou ajustadas em sua rotina:

Passeios;

Esportes com o cachorro;

Enriquecimento ambiental como estímulo cognitivo;

Adestramento;

Brincadeiras;

Exercícios de forragear ou farejar.

Analisando a qualidade dos passeios  

zoomies

Passeando com cachorro – Unsplash

Avalie se precisa ajustar algum dos itens abaixo na rotina.

Seu cão passeia pelo menos duas ou mais vezes ao dia? Pelo menos duas vezes é o indicado.

Por quanto tempo ele passeia? Vocês dão só uma voltinha no quarteirão, ou só descem pra ele fazer xixi e cocô?

Ele chega cansado do rolê? Caso não chegue cansado, isso já mostra que deve passear por mais tempo.

Você o leva para correr no parque? Se não houverem espaços seguros e fechados, leve-o com uma guia longa para ele poder correr.

Entretanto, se o seu cachorro puxa demais ou tem outros problemas na rua que te deixam desanimada (o) para passear com ele, sugiro que siga as dicas que trago neste conteúdo (clique em cima da palavra para acessar).

Creches para cães ou day care canino

Ele frequenta creches para cães?

Caso ele frequente creches, você sabe dizer se neste local é permitido que os cães expressem a sua natureza de correr, ou passam a maior parte do tempo parados, por levarem bronca quando correm?

Essa pergunta é muito importante para você que pretende deixar seu dog em uma creche.

Sou especialista em day care, dou cursos e consultoria em diversos espaços aqui em SP, e em alguns deles os animais são cerceados e não podem correr, não podem pular, e levam bronca até mesmo quando estão brincando entre si.

Parece surreal isso, mas algumas creches alegam que seguem este protocolo para que estes animais não agitem o restante do bando…

Apesar de enrtender o argumento, discordo. Os monitores precisam estar preparados para controlar o grupo, ou separar os cães mais agitados para que eles possam brincar e gastar energia.

Então antes de deixar seu doguinho em uma creche, questione se ele terá liberdade para soltar toda essa energia contida dentro dele.

Anote todas essas dicas que dei, e avalie se mudanças precisam ser efetuadas na rotina do seu melhor amigo.

É seguro permitir que os cães expressem o zoomie?

zoomies

Border correndo – Pixabay

Apesar de ser um comportamento natural os cães podem se machucar, caso hajam obstáculos no caminho.

O que mais ocorre com os meus aluninhos, considerando que a maioria deles moram em apartamentos, é que acabam batendo as pernas nos móveis, ou ao tentarem subir nos sofás, sem terem tido tempo de calcular a distância exata no momento do pulo.

O ideal é que o cachorro possa expressar o zoomie em ambientes abertos e livres de objetos, para que ele tenha esse “tempo para pensar” e avaliar a distância e a velocidade da sua corrida.

Se ele estiver dentro de casa, tente remover os obstáculos e objetos para ele não se machucar, e caso o piso seja escorregadio, pesquise tapetes de borracha ou antiderrapantes para que ele não escorregue enquanto corre.

Principalmente se o seu cão tiver predisposição a doenças articulares, coluna, nos membros inferiores, pernas ou patas, sugiro que adicione esses tapetes no seu piso, para evitar que ele faça muito esforço para caminhar dentro de casa.

Preciso intervir ou brigar para que ele pare?

Jamais dê bronca ou tente parar o animal, pois é uma forma dele liberar energia acumulada e estresse.

Então brigar com um animal neste momento é muita judiação. Deixe ele expressar os movimentos com liberdade, apenas cuide do espaço para ser o mais seguro possível.

Se estiver manifestando o zoomie com muita frequência ao ponto de atrapalhar a sua rotina, busque alternativas para o gasto energético dele, conforme citado acima.

Caso prefira assistir o conteúdo em vídeo, segue o link!

Comenta aqui embaixo se o seu pet tem ataques de euforia ou alegria, e o que você acha sobre tudo isso.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments