O que comprar para o enxoval de um cachorro filhote?

Filhote puppy fofo

O mercado pet é o segundo maior PIB do nosso país, e ao contrário de outros cresceu mais de 47% durante o período pandêmico, já que muitos humanos passaram a trabalhar em casa e tiveram mais tempo e acesso para adquirir um cachorro, e com ele conhecer o mundo maravilhoso dos produtos para pets!

Frequentemente, se entrarmos em qualquer site pet dificilmente sairemos sem comprar nada.

Pois são milhares de opções entre brinquedos, acessórios, roupas, camas, tipos de ração, petiscos, guias, coleiras, itens para o treinamento de filhotes e adultos e uma infinidade de produtos.

E daí eu te pergunto: você sabe o que comprar para o seu cachorro, ou fica confuso com tanta informação disponível na internet?

Invista em educação e adestramento

Se você educar o seu cachorro desde o momento em que ele chegar na sua casa, você evitará muitos gastos desnecessários.

Além da prevenção de acidentes, neste curso eu lhe ajudo a compreender o que é de fato importante você comprar.

Você vai aprender os tipos de treinamentos de xixi e cocô no lugar correto e os produtos que precisará comprar ou fazer em casa, quais as melhores guias para comprar para os passeios, quais acessórios são necessários para usar na rotina com ele, tipos de brinquedos, entre outros conteúdos essenciais para ter um cachorro educado e preparar um enxoval perfeito para a chegada do seu doguinho.

Como economizar com o seu cachorro?

Amizade entre pessoas e cães

Além de te ajudar a economizar tempo e dinheiro, evitar frustrações e não fazer da sua casa um depósito de cacarecos, meu objetivo também é diminuir a compra de produtos inúteis, que acabarão se tornando mais lixo para a nossa morada Terra, que já está tão poluída.

Assim sendo, antes de sair comprando tudo o que você leu em livros e blogs sobre cães, veja as orientações que compilei aqui para você.

Tenho certeza que economizará muitos reais, tomará decisões sensatas sobre suas compras caninas, e também economizará o seu rico tempo!

Aproveite!

Preparando o orçamento

Para quem ainda não tem um cachorro, e decide adotar ou comprar um doguinho, a primeira ação a tomar é: incluir o pet na sua planilha de controle financeiro e analisar as suas possibilidades.

Cachorro nadando no dinheiro

Entre os gastos a considerar estão:

  • O que comprar para preparar a casa para receber o cãozinho com segurança;
  • Acessórios iniciais para o cachorro usar em casa, no carro e para ser transportado por você no colo e em passeios na rua;
  • Produtos para o adestramento do filhote;
  • Higiene do cachorro, em casa ou no pet shop;
  • Visitas regulares ao veterinário;
  • Remédios, medicamentos, terapias e tratamento de possíveis enfermidades;
  • Guias, coleiras, roupas e outros acessórios;
  • Creche para cães;
  • Passeador;
  • Viagens sem o pet: hospedagem ou pet sitter que cuide em sua própria casa
  • Viagens com o pet: transporte, avião, hospedagem, etc…

Brinquedos faça você mesma em casa! Diy!

Modelo de brinquedo ensinado no e-book “Como economizar com o seu cachorro?”

A primeira dica é: não invista em produtos caros ou que possam ser facilmente destruídos pelo seu cão. Opte por brinquedos resistentes de borracha ou silicone.

Dessa forma, cuidado ao comprar pelúcia. Indico as que não tenham enchimento de espuma dentro, apenas uma borracha grande que faça o barulho esperado por ele, e que também não tenham peças externas como olhos, nariz e boca do bichinho.

Além de comprar, você mesmo pode fazer em casa os brinquedos do seu cachorro, e utilizar como enriquecimento ambiental até mesmo para tratar ou prevenir problemas comportamentais.

Lembre-se: caso exista a possibilidade do seu cachorro engolir partes do brinquedo diy, entregue-o apenas sob supervisão.

Caso seja de papel, a maioria deles é biodegradável. Mas fica o alerta para cães que tenham quaisquer problemas de saúde ou maior sensibilidade.

Roupas para pets – faça você mesma!

Modelo de roupa ensinado no e-book “Como economizar com o seu cachorro?”

Muitos cães sentem frio, e precisam usar roupinhas ao longo da sua vida.

Por isso, elas também são úteis em situações médicas como procedimentos cirúrgicos, e em dias chuvosos o seu pet pode precisar vestir uma capa de chuva para passear.

Sendo assim, acostume o seu cão desde o início a usar roupas.

Porque no início a probabilidade do doguinho rasgar a roupa é grande, então indico que você compre roupas baratas de bebê ou criança.

Encontradas em brechós e bazar de Igrejas, e também em centros espíritas por valores irrisórios como um ou dois reais, você ainda auxilia uma Instituição de caridade.

Guias e coleiras para o passeio

Cachorro segurando coleira na boca

Você precisa acostumar o seu pet desde sempre a usar guias e coleiras.

Sendo assim, também sugiro que compre peitoral e coleira baratinhos no início, pois precisará deixar a coleira nele dentro de casa para que se acostume a usá-la, e em algum momento o doguinho pode morder para tentar tirar.

Recomendo o uso de materiais de tecido, tanto a coleira quanto o peitoral. Este último, indico que seja em forma de colete com velcro, pois é um modelo mais confortável para o cão.

Na playlist Passeios com Cães Educados, disponível gratuitamente lá no meu canal do Youtube, temos 02 vídeos sobre guias, coleiras e peitorais com mais dicas sobre modelos de guias para você comprar e também quais as guias mais adequadas para o treinamento de passeio com o seu cão educado.

Como dica extra, deixo aqui também a dica de comprar a coleira com o nome já gravado, seja no aço ou no tecido, pois além de economizar com o dinheiro que gastaria na plaquinha, o barulho da mesma balançando o tempo todo pode irritar a audição do seu doguinho.

Potes de comida e água

Bebedouro suspenso para cães

Evite comprar potes de plástico no início, pois será uma tentação para o seu cão morder e destruir. Opte por potes de inôx, e caso o seu cão seja de raça forte, compre potes de inox + cimento.

E para cães de porte médio ou grande, indico a compra ou a fabricação de suportes, para melhor conforto na região da coluna.

Veja que os suportes como os acima mostrados também são úteis em casos onde o cachorro costuma tirar a água de dentro do pote com as patas, seja para se refrescar, seja para brincar.

Neste caso, indico também os seguintes bebedouros:

Bebedouro Vida Mansa

Bebedouro de torneira

Camas para cães

Modelo de cama ensinado no e-book “Como economizar com o seu cachorro?”

Quando o tutor realiza a consulta comportamental comigo após a chegada do filhote, é comum escutar esse comentário: ele destruiu a caminha super cara que eu comprei pra ele!

Então, segue um conselho amigo: não gaste em camas caras, principalmente no início ou até passar a fase de destruição do seu cachorro.

Os dentes de leite do filhote caem enquanto os permanentes crescem até os 6 meses de idade. Portanto, é um período em que a gengiva dele coça demais, e por isso acaba mordendo tudo o que vê pela frente para se aliviar. Incluindo é claro, a própria caminha fofinha.

Sugiro que você compre camas de plástico que são bem baratinhas no pet, use papelão, cobertores ou tecidos soft, ou até mesmo faça suas próprias caminhas para economizar ainda mais.

Seguem dicas econômicas de camas Diy – faça você mesmo em casa. Pesquisei modelos de diversos materiais para te inspirar, desde uns bem simples até outros mais duradouros. O que importa é você economizar neste período em que o seu filhote tende a comer tudo.

Economizando na higiene do seu cachorro

Banho canino

Além de economizar, dar banho em casa também estimula a sua conexão com o seu doguinho, como toda forma de cuidados e tudo o que você faz com ele. Temos um vídeo com o Dr. Rodrigo Marques onde abordamos detalhes importantes sobre a higiene dos cães, filhotes e adultos.

Acostume o seu cão a toda forma de manipulação desde a hora em que ele chegar na sua casa. Escove os pelos, dê banho, limpe as patas, as orelhas e escove os dentes.

No vídeo que gravei com o Dr. Leonel Rocha, Odonto Veterinário, trazemos a importância de cuidar da saúde bucal do seu pet e dicas de escovação.

Para acostumar o seu cão, compre massageador bucal de bebê ou para pets mesmo, e pasta de dente para cães com sabores de carnes.

          Arquivo pessoal

Receita natural para tirar o bafinho

Para prevenir ou tratar o mau hálito de forma natural, você pode macerar folhas de hortelã na água. Ofereça também biscoitos a base de hortelã, óleo de coco e salsa.

Segue uma das receitas para a prevenção ou controle do mau hálito, extraída do meu livro de Petiscos Naturais para Cães.

Biscoito para tirar o bafinho

180 gramas de farinha de arroz ou amido

1 ovo

1 porção (cerca de 2 colheres de sopa cheias) de salsa picada e/ou folhas de hortelã

80 ml de leite de coco sem açúcar

3 colheres de sopa de óleo de coco

Pré-aqueça o forno a 180 graus, misture tudo até formar uma massa homogênea, abra a massa, molde em forminhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que os biscoitos estejam durinhos e crocantes.

Petiscos naturais

Conclusão

Espero que este conteúdo seja contribuição para que você possa oferecer mais qualidade de vida para o seu cão, prevenindo problemas de saúde e comportamentais, e economizando tempo e dinheiro.

Também é meu objetivo que frustrações sejam evitadas, e que você seja o mais assertivo possível nas compras necessárias para o bem estar, treinamento e rotina do seu filho de 4 patas!

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo com consultoria para tutores, creches e profissionais da área pet com Educação e Terapias Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais e emocionais, através de Terapia Comportamental e Terapias Integrativas. Trabalho com cães desde 1996 (meu 1º emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Psicoterapeuta Reencarnacionista e Consteladora Familiar Sistêmica.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments